quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
domingo, 29 de novembro de 2009
MENSAGEM DO PRESIDENTE - Novembro 2009
"Santificai-vos, porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós".
O Presidente Monson disse que o maior desafio da mortalidade é a obediência. Eu diria que o maior desafio de nossas missões é adquirir uma atitude de obediência exata a todas as coisas requeridas de nós. Sejam as regras estabelecidas do manual missionário ou os conselhos de nossos líderes inclusive os do Presidente da Missão.
Eu testifico a respeito das bençãos que se podem ser obtidas através da obediência. Estou seguro que podemos batizar mais através da obediência plena e absoluta. Os missionários podem ser mais protegidos, o espírito agirá com mais força no trabalho de encontrar, ensinar e batizar os eleitos de Deus, a alegria e entusiasmo será mais presente e os rostos dos missionários mostrarão isso aos pesquisadores e membros da Igreja, milagres acontecerão com mais freqüência e com mais poder, e as almas dos missionários se converterão ao principio de obediência e manterão essa atitude por toda a vida o que possibilitará muitas bênçãos nessa vida e na vida eterna que é o maior dom de Deus e se tornarão valentes defensores e mensageiros da verdade. Ainda, os missionários podem desfrutar do sentimento de paz, alegria e o poder que resultam da obediência ao Senhor, aos princípios do evangelho, aos mandamentos, aos padrões de conduta missionária, as regras da missão e as instruções dos líderes.
“Ao obedecer com um coração solicito, você mostrará amor ao Senhor, ganhará a confiança dos membros e não-membros e se qualificará para ter a companhia do Espírito Santo”. Manual missionário pg 4
O manual missionário ainda sugere que os missionários procurem representar o Senhor de acordo com os mais elevados padrões de obediência e conduta. Mantendo-se os pensamentos, palavras e ações em harmonia com a mensagem do evangelho de Jesus Cristo.
Tenho a expectativa de que todos os missionários obedeçam tanto o espírito quanto a letra de todas as regras. Encorajo a todos a orarem a Deus e perguntarem a Ele o que espera de vocês quanto a sua obediência.
“Cremos que Deus criou o homem mentalmente capaz de aprender e com uma capacidade que pode ser ampliada em proporção à atenção e ao cuidado dedicados à luz transmitida do céu ao intelecto; e que, quanto mais o homem se aproxima da perfeição, mais claros se tornam os seus pensamentos e maior é a sua alegria, até conseguir superar todas as coisas ruins da vida e perder toda a vontade de pecar; e, como os antigos, até sua fé chegar ao ponto em que seja envolto pelo poder e glória de seu Criador e arrebatado para morar com Ele. Contudo, acreditamos que esse é um estado que ninguém jamais alcançou de repente.” History of the Church, volume 2, p. 8; extraído de “The Elders of the Church in Kirtland, to Their Brethren Abroad”, 22 de janeiro de 1834, publicado em Evening and Morning Star, fevereiro de 1834, p. 135.
Creio que a missão é uma grande oportunidade para alcançar altos níveis de obediência que é o amor demonstrado a Deus. O Senhor disse que se o amamos, guardaremos seus mandamentos. Se amamos o Senhor, procuraremos servi-lo de forma limpa e pura e livre de qualquer forma de desobediência.
Creio em vocês e espero que se tornem cada vez mais missionários mais obedientes que jamais existiu na face da terra e com isso iremos todos desfrutar das maiores bênçãos de Deus. Nesse espírito, meu convite a vocês assemelha-se ao que Josué fez a uma geração passada de portadores do sacerdócio, que tinham que realizar um milagre na época deles. Aqueles que precisavam concluir a tarefa mais prodigiosa da antiga Israel -- reconquistar e retomar sua antiga terra da promissão -- Josué disse: "Santificai-vos, porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós".
Com amor
Presidente Toledo
MENSAGEM DA SISTER -Novembro 2009
O Elder Bruce R McConkie disse: A Obediência é a primeira lei dos céus. Todo progresso, toda perfeição, toda salvação, toda santidade, tudo o que é certo e verdadeiro vem aqueles que vivem as leis eternas, não há nada na eternidade mais importante do que cumprir os mandamentos de Deus. Seres celestiais obedecem a primeira vez que são solicitados, assim como Nefí um dos meus profetas favoritos do Livro de Mórmon.
Para explicar melhor como as leis regem o universo vejamos a Lei da gravidade. Se você decidir pular de um edifício – pela Lei da gravidade – certamente se quebrará todo. Mesmo que queira retirar esta lei é impossível. Não é possível mudar esta lei aqui na terra. Veja em D&C 130: 20-21 – sobre a LEI DA OBEDIÊNCIA -
20 Há uma lei, irrevogavelmente decretada no céu antes da fundação deste mundo, na qual todas as bênçãos se baseiam—
21 E quando recebemos uma bênção de Deus, é por obediência à lei na qual ela se baseia.
E também - D&C 82: 10
10 Eu, o Senhor, estou obrigado quando fazeis o que eu digo; mas quando não o fazeis, não tendes promessa alguma.
OBEDIÊNCIA TRAZ BENÇÃOS – O Senhor está obrigado a nos dar bênçãos quando somos obedientes.
Simples e fácil
AÇÃO E REAÇÃO
CAUSA E EFEITO
É uma Lei Eterna e não pode ser mudada. Quando quebramos esta lei então falamos que quebramos a lei mas na verdade não podemos quebrar a lei porque ela é eterna. O que se quebra na verdade somos nós mesmos, ou seja a pessoa. A pessoa fica quebrada, assim como aquela pessoa que pulou do prédio e quis quebrar a Lei da gravidade e acabou se quebrando toda.
Sejam obedientes meus queridos missionários, sejam auto governantes de si mesmos, amantes desta causa nobre de nosso Salvador e Redentor Jesus Cristo. Não sejam obedientes porque são compelidos a ser obedientes. Sejam obedientes porque sabem verdades espirituais, e decidiram, como uma expressão de sua própria vontade, obedecer os mandamentos de Deus. Não somos obedientes porque somos cegos, ao invés somos obedientes porque podemos ver.
Carinho
Sister Toledo Y
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
MENSAGEM DO PRESIDENTE - Outubro 2009
A SEGUNDA VINDA
Os eventos profetizados que marcaria a aproximação da segunda vinda do Salvador Jesus Cristo, tem aumentado e intensificado à medida que os dias da ultima dispensarão se avançam para o ponto final. Nunca houve tantos conflitos e com tanta brutalidade e uso da tecnologia como tem havido ultimamente. As doenças aparecem a cada momento e cada vez mais perigosas. As calamidades causadas pela natureza que por sua vez são causadas pelo homem e o mau uso dos recursos naturais, estão aumentando e se tornando mais e mais destruidoras como os terremotos, maremotos, furacões, vulcões, deslizamento de terras, soterramentos, avalanches, etc. Nunca houve um numero tão grande de Igrejas enganando e mentindo e levando as pessoas a cegueira. Os problemas econômicos que assustam a população e que vão e vem a cada momento. A violência doméstica e principalmente das ruas tem aumentado assustadoramente e não deixa nenhum sinal de que haverá melhora. As formas de diversão tem contribuído para que a violência penetre a mente e o coração das pessoas como videogames, televisão, musica literatura, etc. Dessa forma faz com que o futuro de paz seja comprometido. E por fim, a iniqüidade jamais foi tão destruidora e disponível como esta sendo nesses últimos dias. O certo se tornou errado e o errado se convenceu de certo e a multidão se juntou para seguir com forces as mentiras que conduz mesmo os justos a cometerem iniqüidades e perderem sua fé e testemunho.
Por outro lado, como parte fundamental do cumprimento das profecias, muitas coisas importantes e necessárias estão sendo realizadas como preparação para a volta daquele que já esteve nesta Terra e disse que certamente voltaria o Salvador Jesus Cristo. Os Lamanitas estão florescendo como a rosa e milhares deles estão se filiando a Igreja, Israel que há muito tempo foi dispersa finalmente esta sendo coligado através da pregação do evangelho, o evangelho foi restaurado em toda capacidade e o livro de Mórmon apareceu como um outro testemunho de Jesus Cristo para levar almas a Ele, os templos estão sendo construídos de forma rápida e em vários lugares, dando as pessoas a oportunidade de realizarem seus convênios eternos onde quer que morem, e o mais importante e ponto central da preparação para a segunda vinda, e a pregação do evangelho através dos missionários de tempo integral e dos membros da Igreja em toda parte do mundo. Mais de 52000 missionários estão levando de forma rápida através do espírito de Deus a boas novas aos lares de milhares de eleitos de Deus. Ainda será necessário que outros países se abram plenamente para que o exercito de missionários entrem e preguem como o som de uma trombeta e possam com isso se cumprir com um dos mais importantes eventos de preparação e que o Senhor possa dizer que a obra é completa e a hora chegou para que o evento de sua aparição aconteça conforme seus planos.
Outros eventos ainda precisam acontecer como as ultimas folhas da figueira que cairão e mostrarão que o tempo e hora é chegado. O espírito definitivamente cessara de contender com o pecador, uma grande Guerra se levantara contra o povo de Israel e dois dos nossos profetas serão mortos nas ruas daquele país e ficarão lá mortos por três dias e meio e depois se levantarão da morte, a construção do templo de Jerusalém devera acontecer, o Salvador se reunira com seus lideres de varias épocas no ADAM-ONDI-AHMAN. Depois disso uma grande reunião com mais outros membros convidados se dará no Missouri, então o Salvador romperá o monte das oliveiras no exato momento em que os Judeus estão prestes a serem destruídos e será finalmente reconhecido por esta nação como o Salvador do mundo. Nesse exato momento, Ele destruirá os iníquos e concluirá suas aparições tendo a final para todo o mundo.
O Senhor voltara e esse evento não está muito longe para acontecer, embora ninguém sabe quando e o dia e a hora de sua vinda. O ponto fundamental dessa preparação se concentra primeiramente em nossa própria preparação. Depois devemos preparar aqueles que ainda não conhecem o verdadeiro evangelho. Somos missionários e fomos chamados para preparar o caminho para a segunda vinda do Salvador através da pregação do evangelho a todas as pessoas. É nossa responsabilidade e dever abrir nossas bocas todo o tempo, e em todo o lugar. De dia e de noite e não se cansar de elevar-se e dizer a todas as pessoas que o tempo esta chegando e que o Senhor voltará e que devemos estar prontos para encontrá-lo.
Com amor
Presidente Toledo
MENSAGEM DA SISTER - Outubro 2009
PORQUE EU TENHO QUE FAZER 30 MINUTOS DE EXERCÍCIOS
A boa saúde é também enfatizada no Livro de Mómon, onde o Senhor escolheu líderes que frequentemente eram homens de grande força física. Por exemplo Néfi discreve ele mesmo como “
um homem de grande estatura e havendo também recebido muita aforça do Senhor. 1 Né. 4: 31” O Irmão de Jared também foi descrito como sendo “um homem grande e forte e um homem altamente favorecido pelo Senhor. Ét. 1: 34”
Se as leis espirituais são obedecidas, de acordo com Isaías 40:31, a boa saúde e a força física será resultado: “mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.” O Presidente David O Mckay nos aconselhou que “um homem saudável, que cuida da sua saúde física, tem vitalidade e força; seu templo é um lugar em forma para seu espírito habitar.” Como os templos que nós construímos, nossos corpos requerem manutenção e atenção diária.
Um programa de 30 minutos de exercícios físicos, 6x por semana vai lhe dar a força necessária para ser bem sucedido no campo missionário.
Se Você quer:
• Aprender seu idioma, as escrituras e lições mais rápido?
• Controlar o seu peso?
• Aumentar a sua força muscular e resistência?
• Melhorar seu humor e reduzir os sentimentos de desânimo ou depressão?
• Dormir melhor?
ENTÃO, EXERCITE-SE REGULARMENTE!
E ainda mais:
1. Ajuda no controle do peso. Combinado com dietas você perde peso mais rápido e se mantêm assim enquanto se exercitar.
2. Aumenta o nível da sua estamina: apesar de ficar cansado logo após os exercícios, ao longo do dia sua estamina sobe e reduz a sensação de fadiga.
3. Protege de doenças virais: seu sistema imunológico fica mais forte.
4. Reduz riscos à saúde: exercícios aeróbicos ajudam a combater diversos fatores de risco à saúde como obesidade, doenças cardíacas, pressão, diabetes tipo 2, AVC e alguns tipos de câncer.
5. Ajuda a gerenciar condições crônicas: pressão alta e taxa de açúcar no sangue são dois exemplos.
6. Fortalecem o coração: rapidez nos batimentos cardíacos não é sinal de bombeamento eficaz. Um músculo do coração mais forte ajuda a bombear melhor o sangue para todo o corpo.
7. Deixa suas artérias limpas: exercícios aeróbicos aumentam o “bom” colesterol (HDL) e diminuem o colesterol “ruim” (LDL).
8. Melhora seu humor: diminui os sintomas da depressão e as tensões associadas à ansiedade.
9. Fortalece os músculos e garantem uma velhice mais ágil e independente. Além disso mantém sua mente afiada, diminuindo o declínio cognitivo.
10. Viver mais: pessoas que se movimentam vivem mais e melhor. É o que afirmam os estudos de pesquisadores no mundo todo.
A Obediência Traz Bênçãos
• A aptidão física é conseguida por meio de esforço.
• Você pode registrar o tempo gasto em cada atividade e a melhora do seu desempenho.
• Bons hábitos de aptidão física o abençoarão por toda a sua vida.
Carinho
Sister Toledo Y
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
terça-feira, 29 de setembro de 2009
MENSAGEM DO PRESIDENTE - Setembro 2009
Eu sei quando o pesquisador leu o Livro de Mórmon...
Recentemente enquanto entrevistava um dos nossos missionários, ele me disse que sabia quando um pesquisador tinha lido o livro de Mormon. Eu perguntei como ele sabia e ele respondeu que sabia pela forma como eram recebidos ao retornar para ensina-los. Se o pesquisador recebia eles com alegria e um certo entusiasmo e tinha tudo preparado para a segunda visita ou as visitas posteriores, era porque havia lido e sentido o espirito através da leitura do livro. Por outro lado, disse esse missionário, que se quando eles retornavam a essa casa e sentiam uma barreira para continuar as lições, geralmente essas pessoas não haviam seguido as orintações de estudar o livro de Mormon.Eu experimentei esse tipo de situação em uma das visitas que fiz com uma dupla de missionário na área de 7 de Abril. Quando entramos na casa do Senhor Galvão, este homem estava feliz e com o livro de Mórmon em suas mãos. Ele respondia todas as perguntas e até mesmo podia comentar passagens do livro. Seu filho no entanto não apresentava a mesma alegria quando perguntei se ele tina lido o livro e a resposta é claro foi que não tinha tido a oportunidade. Como resultado o Senhor Galvão passou a ser o batismo de um converso em base ao conhecimento e espírito convertedor do livro de Mórmon.O livro de Mórmon tem o poder de mudar os corações das pessoas seja para dar-lhes respostas a suas orações de encontrar a verdade ou a ajuda-los a vencer um pecado, ou desenvolver um atributo de Cristo, ou de encontrar paz e consolo. Este livro foi escrito por Deus tendo como protagonistas os próprios profetas que viveram aqui mesmo nas Américas e traduzido por Joseph Smith que fez mais pela salvação da humanidade depois de Jesus Cristo.Bruce R Mconkie disse que “terá mais pessoas salvas no reino de Deus pela conversão e aplicação dos ensinamentos do livro de Mórmon de que pela Biblia. Ele ainda afirmou que seria 10 mil vezes mais”. Joseph Fielding Smith disse “Nenhum membro da Igreja entrará na presença do Senhor que não tenha seriamente e cuidadosamente lido o livro de Mormon”.E o Presidente Ezra T Benson afirmou o seguinte “Eu tenho a visão de lares alertas, de classes inspiradas e pulpitos com o espirito da mensagem do livro de Mormon. Tenho a visão de mestre familiares e professoras visitantes, lideres de alas e ramos, e estacas e missões aconselhando nosso povo do mais correto livro da terra – o livro de Mormon. Eu tenho a visão de artistas usando o livro de Mórmon em filmes, dramas, literaturas, musica e pinturas. Tenho a visão de milhares de missionários indo para suas missões com centenas de passagens memorizadas de forma que possam alimentar as necessidades de um mundo espiritualmente faminto. Tenho a visão de toda a Igreja se aproximando do Senhor atraves dos preceitos desse livro. Na verdade, tenho a visão de encher toda a terra com o livro de Mórmon. Agora, não temos usado o Livro de Mórmon como deveriamos...Nossos missionários não serão efetivos a menos que façam uso correto do livro...Na seção 84:54-57 o Senhor reprova os missionários que retornaram para casa porque não trataram o llivro de Mórmon com a importancia que merece. Como resultado suas mentes estiveram em escuridão. O Senhor disse que este tipo de comportamento levar a Igreja a condenação. Queremos estar em condenação porque não usamos o livro de Mórmon corretamente? Queremos ter nossa mente em escuridão?Gostaria de recomendar algumas medidas sérias de usao do poder do livro de Mórmon em nosso trabalho diario de levar salavção a esse povo:
· Quando ensinar ensine pelo livro de Mórmon o mais frequente possivel.
· Use escrituras do llivro de Mórmon para esclarecer e confortar seus pesquisadores.
· Preste testemunho poderoso da veracidade e poder do livro e prometa que muitas bençãos virão aqueles que derem ouvidos a esses conselhos.
· Se seus pesquisadores não tiverem lido o livro de Mórmon como recomendado, leia com eles. Demostre que esta decepcionado quando não lerem o livro conforme foi designado. Somente prossiga com o ensino quando já estiverem lido e sentido o espirito.
Precisamos tratar esse livro com respeito e cuidado pois foi trazido a nossas mãos pelo poder de Deus e muito sacrificio. Precisamos confiar no poder convertedor dessa ferramenta que o próprio Senhor nos deu nesses ultimos dias para ajudar na conversão dos eleitos de Deus.Tenho humilde testemunho deste sagrado livro e o amo porque tenho sentido seu poder em minha própria vida e da minha família. Sei que Deus aprova o uso do livro de Mórmon para levar adiante o trabalho de convidar a todos a virem a Cristo por meio da fé e arrependimento, batismo e de se receber o dom do Espirito Santo.
Com amor
Presidente Toledo
MENSAGEM DA SISTER - Setembro 2009
OS CONSELHOS DOS DEUSES
Elder M. Russell Ballard
Uma das lições que o Pai Celestial nos ensinou na existência pré mortal foi o importante papel do Conselhos e se aconselhar juntos no que diz respeito a liderança no evangelho. Desde o início, Deus fez seu trabalho através do sistema organizado de conselhos.
Apesar de nós falarmos no Conselho dos Céus como um evento singular, teve ter havido inúmeras reuniões de conselhos onde o evangelho foi ensinado, onde os profetas e outros foram ordenados e onde outras designações foram feitas.
Quando o tempo chegou para que pudéssemos ser avançados na escala de nossa existência e passar para a provação mortal, conselhos foram formados e os filhos espirituais foram instruídos sobre as condições da vida mortal e as razões para esta existência.
Baseados no que sabemos, a adminstração do Pai Celestial no Grande Conselho ilustra de várias maneiras princípios chaves de tomada de decisão nos conselhos.
SENSO DE VISÃO
No primeiro conselho, Deus vem para o conselho com um plano. Apesar de que os conselhos são para formar um plano de ação. Quando se faz um conselho se deve ter pelo menos um senso de visão.
Precisa-se saber: Onde se pretende chegar e O que se quer que aconteça.
Quando um membro do conselho inspira os seus membros com visão, ele ajuda a focalizar em sua real missão que seria ministrar a pessoas mais do que meramente administrar programas. Este foco cria um forte espírito equipe.
No grande conselho foi permitido e ouvido diferentes planos. Nossos conselhos devem sempre permitir tempo para discussão e consideração de diferentes pontos de visão.
Um aspecto significante do manto da liderança, particularmente da autoridade que preside, é o privilégio e responsabilidade de claramente indicar onde o conselho precisa se direcionar.
A visão faz toda diferença do mundo! Prov 29:18.
O DOM DO LÍVRE ARBÍTRIO
Todos os membros do conselho tem o dom do livre arbítrio. Não a compulsão ou dominação – se houver um conselho deve ser formado por líderes dignos. Apesar de que liberdade sempre traz com ela certos riscos, desafios e responsabilidades, também traz o real poder para aqueles que escolhem exercê-la sabiamente. E dá a todos que a possuem um grau de posse pelas decisões do conselho.
Em Abraão nós aprendemos sobre o grande conselho dos deuses, operando sobre a direção de Deus nosso Pai Celestial, onde trabalhavam juntos para criar a este mundo fisicamente: Abraão 4:1 Pelos inteiros períodos de criação este conselho trabalhou junto, recebendo especificas instruções de Deus, cuidadosamente fazendo estas instruções, e então retornando e relatando seu progresso e esperando pelas próximas instruções. Quando chegou a hora de criar o homem Abraão disse: 26 E os Deuses aaconselharam-se entre si e disseram: Desçamos e bformemos o homem a nossa cimagem, segundo nossa semelhança...
PRECISA E CLARA
Do mesmo modo clara e precisa foram as instruções dadas para a criação assim possibilitando que as instruções fossem realizadas com mais exatidão.
TRABALHAR PASSO A PASSO
Ele não disse aos membros do conselhos: Vão lá e criem o mundo! Apesar de que ele tinha a completa visão do que queria que acontecesse. Ele fez com o conselho um processo passo a passo, promovendo muitas oportunidades para reportar, aconselhar, e follow-up instruções através do processo de criação.
DELEGAR
No conselho o Pai Celestial não fez tudo sozinho – apesar de que ele poderia. Como um Deus – Ele tinha toda a autoridade e poder que ele precisava para criar o mundo e claramente era o que tinha toda a visão de todo o projeto. Ainda assim ele escolheu delegar responsabilidades, sempre pedindo para follow up para ter certeza de que o trabalho estava sendo feito corretamente.
Quando pessoalmente dividimos um fardo, ele se torna real e mais fervoroso. É difícil se importar com um assunto do qual não se tem a responsabilidade por ele e o qual não tocou a sua vida de uma maneira significativa.
TRABALHO DURO
Exemplos do Salvador onde ele foi e fez. Ele fez sua causa a causa do Pai.
Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou. João 5:30, Lucas 2:49
Através do seu ministério Jesus enfatizou a importância de fazer
E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira.Lucas 10:37, Lucas 22:42, Mateus 7:21
Nossos profetas modernos também são conhecidos por frases como Faça-o, Faça-o agora. Presidente Hinckley disse que a única maneira que ele conhece de fazer as coisas é primeiro ficar em seus joelhos e orar e então levar e ir ao trabalho.
ENSINAR POR PRINCÍPIO E EXEMPLO
Todo o tempo tudo o que Jesus ensina ele também fazia.
SERVIR POR AMOR
107: 30 As decisões destes quóruns, ou de qualquer deles, devem ser tomadas com toda aretidão, com santidade e humildade de coração, mansidão e longanimidade; e com fé e bvirtude e conhecimento, temperança, paciência, piedade, bondade fraternal e caridade;
31 Porque existe a promessa de que se estas coisassobejarem neles, não serão aestéreis no conhecimento do Senhor.
Carinho
Sister Toledo
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
SAÍDAS DE SETEMBRO 2009
CHEGADAS DE SETEMBRO 2009
terça-feira, 11 de agosto de 2009
O TOURO E A SUCURI
O TOURO E A SUCURI
Paulo Afonso
A História desta escultura está relacionada com as transformações feitas pelo homem para desviar o curso do Rio São Francisco, aproveitando suas quedas dágua. É um obra de Diocleciano Martins de Oliveria inspirada no poema de Castro Alves. No monumento, a força da natureza é representada pela Sucuri e o esforço do homem representado pelo Touro, que através da técnica tenta dominá-la
sexta-feira, 31 de julho de 2009
MENSAGEM DA SISTER - Agosto 2009
A DILIGÊNCIA
Há muitos anos um rei chamou a todos os pobres jovens da região para vê-lo. A cada um ele deu uma semente e um vaso. Ele disse que quem voltasse daí a um ano com a flor mais bonita iria ser o próximo rei. Todos os jovens foram para suas casas e começaram a cuidar de suas sementes. Ao passar do tempo um jovens pobre ficou triste ao ver que as sementes de todos os demais cresceram mas a sua não tinha crescido. Por meses olhava seu vaso com desânimo porque nada crescia, nem flores ou folhas bonitas e nem sequer um brotinho. Passou um ano e todos os jovens voltaram ao rei a fim de mostrar o que fizeram com suas sementes, mas o jovem pobre não queria voltar ao rei porque tinha vergonha que sua semente nem brotara. Seu pai o aconselhou que voltara e dissera ao Rei que ele havia feito seu melhor. Todos os jovens se puseram em fila diante do rei para mostrar-lhe suas flores tão bonitas e o rei caminhou por toda a fila e caminhava muito serio, mas ao chegar ao final da fila encontrou o jovem pobre chorando com sua cara para baixo e seu vaso vazio. O rei parou e olhou para o menino, mas não disse nada. Um servo do rei pediu ao menino que explicasse ao rei o que aconteceu com sua semente. O menino respondeu que tentou e tentou fazer a semente crescer, mas a semente nunca cresceu. Pediu perdão ao rei porque sentiu que ele havia falhado. O rei se ajoelhou e com lágrimas nos seus olhos, pois suas mãos nos ombros do menino e levantou seu queixo – Meu filho disse o Rei, você será o novo Rei porque eu fervi todas as sementes e me assegurei que nenhuma das sementes crescesse. Às vezes nos desanimamos porque pensamos que a flor em nosso pote não irá crescer e não pensamos na flor em nosso coração. Nem sempre entendemos porque nos dão certos desafios nesta vida. Mas devemos ser diligentes em fazer o que sabemos o que é correto. Para o jovem pobre sua prova não tinha que haver com o crescimento da flor, mas com o crescimento de sua alma. Não é a flor que nos modifica, mas sim o esforço de cultivar-la. Em outras palavras, o processo. A diligencia não é resultado imediato, mas sim a persistência digna. As escrituras comparam a nossa fé a uma semente. Quando semeamos a semente da fé em nossos corações esta crescerá. E claro não é suficiente plantá-la temos que regá-la e cuidá-la, também ela terá que receber a luz do sol e calor. Todas estas coisas terão que ser constantes. Temos que fazê-lo com diligencia.Nossa obediência pode trabalhar como um motor para ajudarmos a seguir adiante. Mas se a obediência é o motor a diligencia será o combustível, sem ser fixo, sem ser constante nossos motores de obediência não funcionam. A diligencia é o esforço fixo, constante e energético em viver o evangelho. Para vencer os obstáculos da vida tal como um motor necessita de um fluxo constante de combustível também a obediência necessita de um fluxo constante de diligencia então não é suficiente obedecer a um mandamento somente uma vez. A diligencia é quando nos esforçamos para obedecer sempre. Não é suficiente orar somente uma vez e sim orar sempre e ter uma oração em nossos corações. Ao ler as escrituras, o serviço ao próximo, assistir as reuniões, magnificar os chamados – todas estas coisas são ótimas, mas a diligencia é o esforço de fazer todas estas coisas constantemente. Devemos viver o evangelho sempre, a cada dia e da melhor maneira com o melhor de nossas habilidades. Isto é ser diligente. É vital reconhecer que a diligencia não tem que ver com uma lista de coisas para fazer. Não é se perguntar quantas vezes devo orar? Seria melhor perguntarmos estou melhorando minhas orações? O Senhor ensinou - Porque todo aquele que pede, recebe; e o que busca, encontra; e ao que bate, será aberto.- 3 nefi 14:8. O pedir, o buscar e o bater requer a diligencia. - E aconteceu que o Senhor me falou, dizendo: Bendito és tu, Néfi, por causa de tua fé, porque me procuraste diligentemente, com humildade de coração.1 Nn 2:19. - Nefi foi bendito por causa de sua diligencia e você pode ser bendito igualmente. O evangelho nos ensina que o processo é tão sagrado quanto o produto e isto é o que aprendemos no conto do reio e o jovem pobre. Temos que aprender a fazer o necessário e o melhor que podemos isto é ser diligente. Tal como o jovem pobre se aos nossos vasos nos falta uma flor mas estamos nos esforçando para fazer todo o necessário e nossas sementes não florescem sabemos que nosso rei nos bendizerá se somos diligentes.